top of page
Buscar

Maturidade digital


O que é ser racional? De acordo com o dicionário, é fazer uso da razão, raciocinar, revelar lógica e bom senso. Nos últimos anos, essas características se tornaram cada vez mais presentes no comportamento do consumidor. Impulsividade e pressa deram lugar a escolhas mais ponderadas ou priorizações — e a tecnologia tem sido fundamental nesse processo.


Ela possibilitou que, em um clique, o consumidor pesquise preços, compare opções, encontre avaliações e veja vídeos com conteúdo sobre um produto. As informações estão agora na palma da mão e a decisão sobre uma compra é tomada em uma jornada muito mais complexa e sinuosa.


O que está em jogo hoje não é apenas a atração inicial do consumidor, mas como conquistá-lo e fidelizá-lo por mais tempo. E nós, do InsightBR, acreditamos que a chave dessa racionalidade é a maturidade digital.


Vamos mergulhar nesse ponto, mostrar ferramenta e informações que podem ajudar a criar estratégias mais eficientes para esse novo perfil de consumo no seu perfil do Google Maps.


O Brasil de hoje não é o mesmo de antes da pandemia em diversos aspectos — e a digitalização é um deles. O dado mais recente do IBGE aponta que 90% dos domicílios do país têm acesso à internet, 6% a mais do que em 2019.1 Além disso, em 2022 nos tornamos recordistas mundiais em uso de aplicativos, os 100 maiores apps de serviços do país somam quase 1,5 bilhão de contas ativas, um crescimento de 91% se comparado ao período pré-pandemia.2


Essa expansão da internet na vida dos brasileiros potencializou uma transformação que já estava acontecendo na maneira como as pessoas consomem. Esse consumidor tem agora mais opções e se tornou mais criterioso. No lugar do mais barato, ele quer o melhor.


Nesse contexto, as empresas que são maduras digitalmente saem na frente, já que conseguem entregar conteúdo relevante aos consumidores em todos os pontos da jornada de compra. Essa solução, no entanto, ainda não foi assimilada por todo mundo. Uma pesquisa do Boston Consulting Group apontou que atualmente apenas 9% das empresas são altamente capacitadas digitalmente e que 66% estão em estágio intermediário, ou seja, podem se beneficiar largamente da transformação digital.3


72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra (online ou presencial).


O seu negócio acessa este percentual de consumidores? Qual o nível da sua maturidade digital? 1 - 2 - 3?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page